segunda-feira, 4 de junho de 2012


O Sedentarismo

O sedentarismo é considerado a doença do século, pois com o evoluir da tecnologia, e a tendência cada vez mais para substituir as actividades físicas que levam ao gasto energético, o ser humano adopta cada vez mais a “ lei do menor esforço”, reduzindo assim o consumo energético do seu próprio corpo.
Esta doença, afecta sobretudo as pessoas com uma vida profissional totalmente preenchida, pois a maioria das pessoas vê-se agarrada, durante quase todo o dia, a uma cadeira, fazendo com que a actividade física seja, praticamente inexistente, mas também os jovens que tem outras preocupações e por vezes não fazem mais nada que estar no computador.
O sedentarismo é um comportamento considerado como o mais relevante entre os factores de risco, visto que é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. As consequências da falta de actividade física, nas pessoas são visíveis a obesidade é o problema mais dramático juntamente com, a regressão funcional, perda de flexibilidade, distúrbio cardíaco, colesterol alto, doenças respiratórias crónicas, diabetes e o comprometimento dos órgãos. Uma das causas importante que leva ao sedentarismo e consequentemente á obesidade é o mau hálito alimentar.
A prática de exercício físico é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo, independentemente da sua idade, evitando assim o aparecimento de diversas doenças físicas e até mesmo psíquicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário